
Na volta para casa, ao se preparar para enfrentar o inevitável esporro da família, Holden vai refletindo sobre tudo o que (pouco) viveu, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta enxergar alguma diretriz para seu futuro. Antes de se defrontar com os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, sua irmãzinha) e tenta lhes explicar a confusão que passa por sua cabeça.
A grande magia de O Apanhador é justamente esta: ser uma história de e para adolescentes, e não meramente um livro "recomendado para leitores em idade escolar".
O livro marcou época por seu uso ousado de gírias, e expressões e referências "chulas" - que andavam na boca da rapaziada da época. Salinger colocou em Holden Caulfield, de forma realista e convincente, tudo o que se passa na cabeça de um rapaz de 17 anos: as preocupações com o futuro, a incerteza de todo o mundo que passa por esta fase, as garotas (claro!).
Tudo de uma maneira que nunca havia sido vista antes, com liberdade de estilo, inteligência e um raro sentimento de proximidade com o universo jovem.
O fato é que este singelo romance de 1951 virou lenda ao longo dos anos, e fez de seu autor, Jerome David Salinger, um dos maiores mistérios da história recente da literatura. A pequena revolução que O Apanhador causou no comportamento da juventude americana - e por tabela, no comportamento da juventude do mundo todo - ecooa até hoje, fazendo parte da cultura da segunda metade de nosso corrente século.
Está minha cabeceira; é o próximo da lista!
ResponderExcluirEsse foi o livro que estava com o Assassino de John Lennon, veja o que ele disse em depoimento a Policia:
ResponderExcluir_"Então, nesta manhã eu fui à livraria e comprei uma cópia de O Apanhador no Campo de Centeio. Estou certo de que uma grande parte de mim é Holden Caulfield, que é o personagem principal do livro. Um outra parte de mim deve ser o Demônio." Este é um trecho do depoimento que Mark David Chapman deu à polícia de Nova York horas depois de ter assassinado John Lennon, no dia 8 de dezembro de 1980.