terça-feira, 1 de setembro de 2009

A Verdadeira História de Lena Baker



A Verdadeira História de Lena Baker (Tichina Arnold) não é mais uma simples história do racismo americano, é a recostituição de uma das grandes injustiças cometidas contra a mulher.
Lena Baker vivia no estado da Georgia onde os negros foram explorados pelos brancos durante séculos. Essa exploração chegava a tocar no interior dessas pessoas que sempre submissas não conseguiam ir contra as ordens de qualquer branco.
Esse filme é retratado entre as décadas de 20 e 40, Lena era uma jovem de família humilde que acaba se envolvendo com prostituição em busca de uma forma de sair de sua realidade. A jovem passa um ano em uma prisão de serviços forçados e quando retorna é obrigada a trabalhar para um homem vil e manipulador. O Sr. Elliot Arthur (Peter Coyote), esse homem mantém Lena em constante estado de embriagues a faz refém por cerca de três anos. Cansada dos maus tratos a jovem tenta fugir e acaba assassinando o Sr Elliot.
Lena é presa e tem um julgamento que mais parece um teatro, é condenada a cadeira elétrica. Essa é uma história comovente, com ótimos atores Direção e Roteiro de Ralph Wilcox.

3 comentários:

  1. Assisti o filme ontem. Devo dizer que podemos ir além de simplemente considerar um crime contra a mulher. Este foi sim um crime contra a humanidade. A cena do julgamento, que acredito, não de ter sido muito diferente na realidade...é revoltante. Muito bom filme.

    ResponderExcluir
  2. Assisti o filme e como negro,fico extremamente comovido e motivado a sempre me informar sobre meus direitos e deveres.
    Afinal de contas,o Brasil é um país onde existe o proconceito,mas de forma camuflada,por isso a arma mais usavel,é a informação.

    ResponderExcluir
  3. Assisti esse filme hoje e confesso que nada me tocou tão forte, como este filme. Chorei muito ao ver a maravilhosa 'representação' da atriz(Tichina Arném)que deve ter sentido a dor daquela pobre muher.Meu Deus! Ela era tratada feito bicho,mas tinha uma força que confesso que eu não teria. Aquela mãe, sempre zeloza e fazendo de tudo por aquela filha... aquelas pessoas no julgamento('os brancos')com certeza mais tarde sentiram a 'mão' de Deus em seus ombros. Fiquei triste em saber que o ser humano pode ser tão cruel com seus irmão, apenas por terem cor de pele diferente. JAMAIS EU faria isso com quem quer que seja, poderiam ter a cor que tivessem, poderia viver na época que fosse, poderia ter os pais que tivesse...JAMAIS eu teria a coragem e a frieza que tiveram com Lena.

    ResponderExcluir